sexta-feira, 27 de março de 2009


NASA simula um desastre terráqueo em 2065

Guilherme Pavarin – INFO Online – 24/03/2009

Cientistas da NASA realizaram uma simulação de como a Terra reagiria se o CFC (clorofuorcarboneto) e outros contaminantes químicos continuassem sendo despejados na atmosfera pelos próximos anos.

O "ano do desastre" que representam por mapas e tabelas é 2065, explicam os pesquisadores. Dois terços do ozônio do planeta desapareceriam da superfície devido à liberação descontrolada dos gases danosos. Com o efeito, a proteção contra as radiações ultravioletas estaria absolutamente fragilizada, podendo causar uma queimadura forte em cinco minutos de exposição aos raios solares.

E isso não aconteceria apenas nas regiões dos pólos, sugere a NASA. Cidades como Washington, por exemplo, sofreriam conseqüências inenarráveis, como surtos de câncer de pele e extinção de plantas e animais, caso os 191 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) não mudem a política de contenção do CFC – presentes no cotidiano humano desde 1928, inicialmente, apenas em refrigerantes e sprays.

A simulação foi feita pela média anual de crescimento do índice de emissão de CFC e componentes na Terra: 3%. Assim, a NASA, com colaboração de outras instituições de pesquisa, simulou o que aconteceria com o globo no período de 1975 a 2065.

O resultado é que, em 2065, a quantidade global de ozônio caiu para 110 DU (Unidades Dobson, usada para medir níveis do gás)., cerca de 67% a menos do que havia na década de 70.

A conclusão do estudo, quase óbvia, se trata de um alerta geral a chefes de estado, que devem buscar o mais rápido possível soluções práticas e também dar maior importância ao Protocolo de Montreal, o tratado em que as nações se propõem a substituir as substâncias nocivas por outras, vigente desde 1989.

 

 


MULHER

No princípio eu era a Eva
Criada para a felicidade de Adão 
Mais tarde fui Maria 
Dando à luz aquele
Que traria a salvação
Mas isso não bastaria 
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade 
Mas sonhava com a igualdade. 
Muito tempo depois decidi: 
Não dá mais! 
Quero minha dignidade 
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha
Sou pai, mãe, arrimo de família
Sou caminhoneira, taxista, 
Pilota de avião, policial feminina, 
Operária em construção... 
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser 
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER!!!! 
(Autora  Desconhecida)