sexta-feira, 20 de março de 2009

Educação ambiental para desenvolvimento de uma sociedade sustentável

Sem dúvida, tudo indica que estamos em um ponto crítico da história da humanidade

Berenice Gehlen Adams

Uma criança com sede abre a geladeira e vê uma jarra d''água e uma garrafa de refrigerante. Qual será a sua escolha? A maioria das crianças optará pelo refrigerante. Isso por que nossos pequenos não têm a habilidade de escolher pela qualidade. Então, o que nós adultos podemos fazer é melhorar a qualidade daquilo que oferecemos às crianças, não somente em termos de alimentação, como também em relação aos diferentes produtos que adquirimos, e quanto mais cedo tivermos esse cuidado, melhor, pois estaremos educando-as para a sustentabilidade ambiental.

Sem dúvida, tudo indica que estamos em um ponto crítico da história da humanidade. Se continuarmos com as mesmas posturas e atitudes, os prognósticos são avassaladores em termos de extinção de espécies, desmatamento, qualidade da água, superpopulação e aquecimento global. "A busca de um novo paradigma civilizatório é condição de nossa sobrevivência como espécie", alerta-nos o teólogo brasileiro, escritor e professor universitário Leonardo Boff. 

Dentro deste contexto é que a educação ambiental assume papel crucial para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, que seja capaz de viver de forma que não se esgotem os recursos naturais. Porém, é preciso sensibilizar para que possa ocorrer a conscientização coletiva em relação ao meio ambiente, tão necessária e desejada, e esta conscientização não deve ser trabalhada somente a partir de situações catastróficas, que mais imobilizam do que incentivam mudanças de postura, e sim, pela promoção de uma visão sistêmica que inclui o respeito por todos os seres com os quais compartilhamos a vida na Terra. 

Nesse sentido, a Carta da Terra é um documento socioambiental fundamental, elaborado por centenas de pessoas de quase todas as partes do mundo, apresentando as reais necessidades do nosso planeta. Este documento enfoca a visão de que tudo está entrelaçado, como uma enorme teia, formando uma imensa rede de conexões, possibilitando uma reflexão coletiva para a melhoria da qualidade de vida no mundo todo.

Desde sempre, fomos educados para enxergar o meio ambiente como um grande armazém de utilidades, onde dele extraímos matéria-prima para produção e consumo. A forma como fomos (e ainda somos) educados, de maneira fragmentada, competitiva, acaba formando uma sociedade que não se percebe como parte do meio ambiente. É como se o ambiente fosse algo fora de nós, que existe para nos servir, e não percebemos que somos seres interdependentes, todos dependentes de um grande sistema vivo que se chama Terra. Somente um trabalho educacional que desenvolva nas pessoas uma visão sistêmica colabora para que tenhamos um olhar mais abrangente. É este olhar que deve ser modificado em nossa atual sociedade, principalmente dentro dos sistemas educacionais.

A educação ambiental é uma prática educacional que pretende ampliar o foco dos sistemas educacionais, (sejam estes formais ou não formais) para relacionar as ações culturais com o meio ambiente, ou seja, trata-se de um processo de ensino que leva em conta a vida em seu amplo contexto.

Para que a educação ambiental possa ser inserida nos atuais sistemas educacionais formais, faz-se necessário o desenvolvimento de novos programas de ensino que propiciem práticas interdisciplinares e sensibilizadoras, que permitam, tanto ao corpo docente quanto aos alunos, um contato abrangente com os sentidos para ampliar a percepção que se tem sobre o ambiente. 

Nesse sentido, é possível apontar o empenho do Grupo Educacional Expoente, de Curitiba (PR), que inseriu em seu projeto pedagógico um programa focado na sustentabilidade ambiental e no consumo consciente, chamado "Por um mundo Melhor". Essa temática permeará todas as atividades pedagógicas a se realizarem nos próximos dois anos. Conforme o diretor-geral da instituição, Armindo Angerer, "a escolha desse tema foi resultado de ampla pesquisa e de profunda reflexão. 

O momento em que vivemos exige que trabalhemos com nossas crianças de forma crítica e inovadora". A temática estará presente no material didático, nas agendas escolares, em materiais complementares e em materiais de apoio para docentes, evidenciando o compromisso com a sustentabilidade ambiental.